Aqui você vai saber como utilizar os pronomes de tratamento “tú”, “usted” e seus plurais. Além disso, vai ler algumas frases com tais pronomes para poder entender ainda mais sobre esse assunto. E você que gosta dos conteúdos do site Língua espanhola, conheça também os livros de seu autor. É só clicar aqui.
Quando usamos os pronomes de tratamento “tú” e “vosotros(as)”?
No espanhol peninsular, ou seja, na Espanha, o pronome “tú” é usado em um contexto informal. Então, se for conversar com uma amiga, um amigo, sua irmã, seu irmão etc., você deve utilizar “tú”:
Pilar, eres mi amiga favorita.
Mas qual é o plural de “tú”? É “vosotros” e “vosotras”. Então, quando estiver falando com mais de uma pessoa, informalmente, utilize o plural de “tú”:
Pilar y Sara, vosotras sois mis amigas favoritas.
Juán y Paco, vosotros sois mis amigos favoritos.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Já nos países hispano-americanos, não é costume utilizar “vosotros” e “vosotras”. Assim, apesar de usarem “tú” no singular, utilizam “ustedes” (forma plural) seja para tratamento formal ou informal. É claro que há diferenças de um país para outro, o que leva a outras variações.
Leia também: O que é o artigo neutro em espanhol e quando usar tal artigo?
Quando usamos os pronomes de tratamento “usted” e “ustedes”?
O pronome “usted” é usado em um contexto formal. Então, se for conversar com uma pessoa mais velha ou que tenha alguma autoridade, você deve utilizar “usted”:
Jefa, usted es muy valiente.
Mas qual é o plural de “usted”? É “ustedes”. Então, quando estiver falando com mais de uma pessoa, formalmente, utilize o plural de “usted”:
Jefas, ustedes son muy valientes.
Agora que você já sabe como usar os pronomes de tratamento “tú” e “usted”, que tal ler um livro? Lo siento, é um livro escrito em português. Tia Vilma é um livro infantil para todas as idades!
Leia também este livro: Ted Gray.
Referências
GÓMEZ TORREGO, Leonardo. Gramática didáctica del español. 8. ed. Madrid: Ediciones SM, 2002.
MARTIN, Ivan. Síntesis: curso de lengua española. São Paulo: Ática, 2010. v. 1.
Este artigo foi escrito por: Warley Matias de Souza.